SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Ritos de pasaje de estudiantes en grupos multigrado rurales a las escuelas de la ciudadConversaciones autobiográficas: posibilidades formativas del conocimiento de si en el principio de la docencia superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

TERRA, Juliana  y  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Pipocas pedagógicas na educação infantil: as conversas entre as crianças dizem muito aos educadores. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.241-257. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9402.

Diálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas "pipocas pedagógicas", capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.

Palabras clave : Pipocas Pedagógicas; Diálogos Criança-Criança; Educação Infantil; Educador Reflexivo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )