SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Ritos de passagem de estudantes de classes multisseriadas rurais nas escolas da cidadeDiálogos autobiográficos: possibilidades formativas do conhecimento de si no início da docência superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

TERRA, Juliana  e  PRADO, Guilherme do Val Toledo. Pipocas pedagógicas na educação infantil: as conversas entre as crianças dizem muito aos educadores. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.241-257. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9402.

Diálogos entre crianças na Educação Infantil associados às brincadeiras de faz de conta ou jogos têm sido explorados em estudos psicológicos, pedagógicos e antropológicos. A hipótese norteadora da reflexão é a de que não apenas estas relações dialógicas podem ser ricas para o educador (re)conhecer os sujeitos em sua turma; mas também aquelas espontâneas, além das brincadeiras. As narrativas chamadas "pipocas pedagógicas", capturadas dos diálogos entre as crianças, podem ser um instrumento para registro dos educadores, pois permitem identificar ações que favoreçam os processos de desenvolvimento das crianças. Neste contexto, são apresentadas algumas dessas narrativas a partir das quais algumas reflexões foram elaboradas envolvendo temáticas complexas, como relações de gênero, drogas e religiosidade.

Palavras-chave : Pipocas Pedagógicas; Diálogos Criança-Criança; Educação Infantil; Educador Reflexivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )