SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número1Pipocas pedagógicas na educação infantil: as conversas entre as crianças dizem muito aos educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CUNHA, Renata Cristina da  e  OLIVEIRA, Rosa Maria Moraes Anunciato de. Diálogos autobiográficos: possibilidades formativas do conhecimento de si no início da docência superior. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.1, pp.259-283. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.8871.

O objetivo deste artigo é analisar as reflexões potencializadas pela produção e discussão de narrativas orais e escritas. Essas reflexões revelaram as experiências formadoras vivenciadas pelos professores universitários ao longo de sua trajetória de vida e durante a realização do estudo de natureza autobiográfica, fundamentado em Delory-Momberger (2008), Josso (2004) e outros. As narrativas foram produzidas por três professores, graduados em Letras-Inglês, iniciantes na carreira docente na Uespi, em Parnaíba, no ano de 2012. Os diálogos autobiográficos realizados tornaram-se formativos quando os professores assumiram a responsabilidade pela própria formação por meio da escrita e do diálogo, (re)significando e reconfigurando espaços, tempos e experiências vivenciadas, reconhecendo-se como parte integrante e basilar da história.

Palavras-chave : Narrativas Autobiográficas; Professores de Língua Inglesa; Aprendizagem da Docência; Início da Carreira Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )