SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Educação infantil: o consensual nas representações sociais de pais e mães de crianças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

HONORIO-FILHO, Wolney; ERBS, Rita Tatiana Cardoso  e  COSTA, Mara Rúbia Guardieiro. A intencionalidade do projeto de si e da formação docente de professoras formadoras do curso de magistério em Catalão/Goiás. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.311-335. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.7541.

Este texto situa-se no campo das histórias de formação de professores. Busca- se a formação a partir do que os formadores entendem ser a formação para si e para o outro. Este veio analítico insere-se no campo de pesquisa (auto)biográfico crescente no país, que busca dar voz ao professor e às suas histórias formativas. Reflete sobre a concepção do projeto de si e a formação docente a partir das biografias narrativas de cinco professoras formadoras do Curso Técnico em Magistério do Colégio Estadual João Netto de Campos, estabelecido em Catalão - GO, nos anos 1970. A metodologia utilizada foi a das Histórias de Vida, por meio das biografias educativas. Fizemos coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e escritas de memoriais. Observamos que apesar do fato de se tornar professor, em alguns casos, apareça como fruto do acaso, motivado por forças externas, há sim uma intencionalidade, um caráter de consciência sobre a profissão, quando o professor lhe confere um sentido para si e para a vida.

Palavras-chave : Intencionalidade; Projeto de Si; Formação Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )