SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Early childhood education: the consensus on social representations of parents and children of mothersCommitment in formative evaluation of learning in chemistry author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

CASANOVA, Letícia Veiga  and  FERREIRA, Valéria Silva. A produção do conhecimento sobre a relação escola e família em 13 anos de ANPED. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-377. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.8549.

Neste artigo se objetivou analisar a produção do conhecimento acerca da relação escola e família a partir dos trabalhos comunicados nas reuniões anuais da ANPEd entre o período de 2000 e 2013. A coleta dos trabalhos aconteceu por meio da homepage do evento, em todos os Grupos de Trabalho (GT). Com um corpus de 44 trabalhos, a análise estabeleceu-se em dois momentos. O primeiro, agrupando os trabalhos por GT, o que possibilitou observar a área da Sociologia da Educação com quase metade dos trabalhos. O segundo momento desenvolveu-se a partir da leitu ra dos trabalhos e reconhecimento da questão central de cada um, levando a quatro categorias definidas a posteriori: interação, representações, políticas educacionais e práticas e perfis familiares.

Keywords : Relação família e Escola; Ensino Fundamental; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )