SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Educación infantil: el consenso en representación social de padres y madres de niñosLa formación del compromiso en la evaluación del aprendizaje en química índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CASANOVA, Letícia Veiga  y  FERREIRA, Valéria Silva. A produção do conhecimento sobre a relação escola e família em 13 anos de ANPED. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-377. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.8549.

Neste artigo se objetivou analisar a produção do conhecimento acerca da relação escola e família a partir dos trabalhos comunicados nas reuniões anuais da ANPEd entre o período de 2000 e 2013. A coleta dos trabalhos aconteceu por meio da homepage do evento, em todos os Grupos de Trabalho (GT). Com um corpus de 44 trabalhos, a análise estabeleceu-se em dois momentos. O primeiro, agrupando os trabalhos por GT, o que possibilitou observar a área da Sociologia da Educação com quase metade dos trabalhos. O segundo momento desenvolveu-se a partir da leitu ra dos trabalhos e reconhecimento da questão central de cada um, levando a quatro categorias definidas a posteriori: interação, representações, políticas educacionais e práticas e perfis familiares.

Palabras clave : Relação família e Escola; Ensino Fundamental; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )