SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Educação infantil: o consensual nas representações sociais de pais e mães de criançasO compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CASANOVA, Letícia Veiga  e  FERREIRA, Valéria Silva. A produção do conhecimento sobre a relação escola e família em 13 anos de ANPED. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.355-377. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.8549.

Neste artigo se objetivou analisar a produção do conhecimento acerca da relação escola e família a partir dos trabalhos comunicados nas reuniões anuais da ANPEd entre o período de 2000 e 2013. A coleta dos trabalhos aconteceu por meio da homepage do evento, em todos os Grupos de Trabalho (GT). Com um corpus de 44 trabalhos, a análise estabeleceu-se em dois momentos. O primeiro, agrupando os trabalhos por GT, o que possibilitou observar a área da Sociologia da Educação com quase metade dos trabalhos. O segundo momento desenvolveu-se a partir da leitu ra dos trabalhos e reconhecimento da questão central de cada um, levando a quatro categorias definidas a posteriori: interação, representações, políticas educacionais e práticas e perfis familiares.

Palavras-chave : Relação família e Escola; Ensino Fundamental; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )