SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Knowledge production on the school and family relation in 13 years of ANPEDDidactic manuals as historical-educational patrimony: school material culture artefacts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

GALVAO, Elaine Cristina  and  SOUZA, Nadia Aparecida de. O compromisso formativo na avaliação da aprendizagem em química. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.379-406. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9609.

O objetivo com esta pesquisa qualitativa foi mapear e analisar práticas ava liativas marcadas pelo compromisso formativo, detendo-se nas relações possíveis de serem estabelecidas entre elas e na maneira de abordar o erro, por parte dos professo res de Química. Participaram três professoras de diferentes instituições da Rede Públi ca Estadual do Município de Londrina, PR. Os dados, recolhidos por meio de obser vação e entrevista semiestruturada, foram submetidos à análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que as professoras realizam práticas avaliativas formativas, intentando conhecer a estratégia empreendida pelo aluno para, pela recomposição do ensino, auxiliá-lo a avançar no processo de construção do conhecimento, bem como, que o erro passou a ser compreendido como um elemento essencial no processo de ensino e aprendizagem, sendo fonte de reflexões e descobertas.

Keywords : Ação Docente; Avaliação da Aprendizagem; Ensino de Química; Erro; Regulação da Aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )