SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Commitment in formative evaluation of learning in chemistryThe history's teaching and didatic manual from Joaquim Manoel de Macedo at the beginning of the brazilian republic (1889-1940) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ROSA, Maristela da  and  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Manuais didáticos como patrimônio histórico-educativo: artefatos da cultura material escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.407-430. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9859.

Neste artigo objetivou-se cogitar o potencial do estudo histórico da cultura material escolar. Entre os artefatos escolares, tomaram-se os manuais didáticos - objetos indiciários que materializam concepções pedagógicas, saberes e práticas - como exemplares de uma cultura escolar. Na primeira parte aborda-se a cultura material es colar como um conjunto de documentos/fontes que contribuem para o desnudamento da "caixa preta" da escola e a necessidade de salvaguardá-los como exemplares do pa trimônio histórico-educativo; na segunda parte tratam-se dos manuais didáticos como objetos-huella que, entrecruzados com outras fontes, podem trazer indícios sobre o funcionamento interno da escola. Por fim, apresentam-se dois manuais didáticos e as alternativas de pesquisa histórica que deles advêm.

Keywords : História da Educação; Manuais Didáticos; Patrimônio histórico-Edu cativo; Cultura material Escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )