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Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ROSA, Maristela da  y  TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Manuais didáticos como patrimônio histórico-educativo: artefatos da cultura material escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.407-430. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9859.

Neste artigo objetivou-se cogitar o potencial do estudo histórico da cultura material escolar. Entre os artefatos escolares, tomaram-se os manuais didáticos - objetos indiciários que materializam concepções pedagógicas, saberes e práticas - como exemplares de uma cultura escolar. Na primeira parte aborda-se a cultura material es colar como um conjunto de documentos/fontes que contribuem para o desnudamento da "caixa preta" da escola e a necessidade de salvaguardá-los como exemplares do pa trimônio histórico-educativo; na segunda parte tratam-se dos manuais didáticos como objetos-huella que, entrecruzados com outras fontes, podem trazer indícios sobre o funcionamento interno da escola. Por fim, apresentam-se dois manuais didáticos e as alternativas de pesquisa histórica que deles advêm.

Palabras clave : História da Educação; Manuais Didáticos; Patrimônio histórico-Edu cativo; Cultura material Escolar.

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