SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue2Didactic manuals as historical-educational patrimony: school material culture artefactsDemocratic school management: challenges and perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

AMORIM, Roseane Maria de  and  REIS, Rosemeire. O ensino de história e o manual didático de Joaquim Manoel de Macedo no início da república brasileira (1889- 1940). Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.431-450. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.7659.

Buscamos, neste trabalho, compreender as origens das práticas escolares contidas no Ensino de História, por intermédio da análise do livro Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo. Realizamos um estudo acerca do postula do histórico do Ensino de História, partindo do pressuposto de que a constituição da História como disciplina é de extrema importância para entendermos a persistência de certas práticas de ensino que se tornaram tradição nessa disciplina e promovem o fracasso dos alunos, que a rotulam como matéria "decorativa". É possível afirmar que a tendência tradicional ainda é uma das abordagens do ensino contemporâneo. A perspectiva tradicional, originária da concepção positivista da história, está na prática de visualizar o passado como uma verdade absoluta e inquestionável.

Keywords : Ensino de História; Identidade Nacional; Manuais Didáticos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )