SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Manuales didácticos como patrimonio histórico-educativo: artefactos de la cultura material escolarGestión escolar democratica: desafíos y perspectivas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

AMORIM, Roseane Maria de  y  REIS, Rosemeire. O ensino de história e o manual didático de Joaquim Manoel de Macedo no início da república brasileira (1889- 1940). Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.431-450. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.7659.

Buscamos, neste trabalho, compreender as origens das práticas escolares contidas no Ensino de História, por intermédio da análise do livro Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo. Realizamos um estudo acerca do postula do histórico do Ensino de História, partindo do pressuposto de que a constituição da História como disciplina é de extrema importância para entendermos a persistência de certas práticas de ensino que se tornaram tradição nessa disciplina e promovem o fracasso dos alunos, que a rotulam como matéria "decorativa". É possível afirmar que a tendência tradicional ainda é uma das abordagens do ensino contemporâneo. A perspectiva tradicional, originária da concepção positivista da história, está na prática de visualizar o passado como uma verdade absoluta e inquestionável.

Palabras clave : Ensino de História; Identidade Nacional; Manuais Didáticos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )