SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Manuais didáticos como patrimônio histórico-educativo: artefatos da cultura material escolarGestão escolar democrática: desafios e perspectivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

AMORIM, Roseane Maria de  e  REIS, Rosemeire. O ensino de história e o manual didático de Joaquim Manoel de Macedo no início da república brasileira (1889- 1940). Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.431-450. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.7659.

Buscamos, neste trabalho, compreender as origens das práticas escolares contidas no Ensino de História, por intermédio da análise do livro Lições de História do Brasil, de Joaquim Manoel de Macedo. Realizamos um estudo acerca do postula do histórico do Ensino de História, partindo do pressuposto de que a constituição da História como disciplina é de extrema importância para entendermos a persistência de certas práticas de ensino que se tornaram tradição nessa disciplina e promovem o fracasso dos alunos, que a rotulam como matéria "decorativa". É possível afirmar que a tendência tradicional ainda é uma das abordagens do ensino contemporâneo. A perspectiva tradicional, originária da concepção positivista da história, está na prática de visualizar o passado como uma verdade absoluta e inquestionável.

Palavras-chave : Ensino de História; Identidade Nacional; Manuais Didáticos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )