SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2O ensino de história e o manual didático de Joaquim Manoel de Macedo no início da república brasileira (1889- 1940)Gênero e sexualidade em políticas contemporâneas: entrelaces com a educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

FERNANDES, Sergio Brasil  e  PEREIRA, Sueli Menezes. Gestão escolar democrática: desafios e perspectivas. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.451-473. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.9566.

A gestão escolar democrática é vislumbrada como modelo ideal de gestão para as escolas públicas brasileiras. Essa idealização fomentou a elaboração deste estudo, com o qual se objetivou analisar, a partir de uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, os modelos de gestão utilizados nas escolas da rede estadual lo calizadas em Santa Maria, RS. Neste trabalho, abordam-se concepções sobre gestão democrática, enfatizando-se a importância de priorizar-se uma consistente participa ção da comunidade escolar nos aspectos atinentes à gestão administrativa, pedagógica e financeira das escolas, e a necessidade de expressar todos esses aspectos em um projeto político-pedagógico (re)construído coletivamente.

Palavras-chave : Gestão escolar Democrática; Participação; Comunidade Escolar; Projeto Político-Pedagógico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )