SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Gestão escolar democrática: desafios e perspectivasUma leitura (e escrita) que nos move: costurando possibilidades entre educação e a literatura de Mia Couto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

GUIZZO, Bianca Salazar  e  FELIPE, Jane. Gênero e sexualidade em políticas contemporâneas: entrelaces com a educação. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.475-489. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i1.7546.

A partir das contribuições dos Estudos de Gênero e dos Estudos Culturais, os propósitos principais deste trabalho são: 1) apresentar algumas políticas públicas que mencionam as questões de gênero e sexualidade; 2) discutir aspectos que têm dificultado a inserção dessas questões nas escolas. Os resultados apontaram que tem havido um incremento de documentos que dão visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Porém, alguns deles não chegam a ser postos em prática, em virtude da resistência de setores conservadores. Apesar disso, tem ocorrido um esforço para contemplar tais questões no currículo, embora ainda sejam apontadas algumas difi culdades que se vinculam à falta de formação docente e à resistência das famílias em permitir o trabalho com tais temáticas.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Gênero; Sexualidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )