Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Roteiro
versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059
Resumo
DALMASO, Alice Copetti e OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Uma leitura (e escrita) que nos move: costurando possibilidades entre educação e a literatura de Mia Couto. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.491-508. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i2.6768.
Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder "O que é ler?", "O que é ler Mia Couto?" Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experi mentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos mo vimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.
Palavras-chave : Leitura e Escrita; Literatura; Formação; Pesquisa em Educação; Mia Couto.