SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2Gênero e sexualidade em políticas contemporâneas: entrelaces com a educaçãoJovens do século XXI na cultura analógica do cineclube índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

DALMASO, Alice Copetti  e  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Uma leitura (e escrita) que nos move: costurando possibilidades entre educação e a literatura de Mia Couto. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.2, pp.491-508. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i2.6768.

Exploramos as linhas deste artigo ao nosso modo de responder "O que é ler?", "O que é ler Mia Couto?" Aventura da leitura que dispare o desejo de escrever: movimento de encontrar na materialidade literária a promoção da ação da escrita, traçando possibilidades de pensar a formação em educação em consonância com esse movimento. A partir de contribuições de autores, como Barthes, Deleuze, Larrosa (entre outras vozes), temos produzido o que, nestes escritos, nomeamos como experi mentações: relações de escritas, de produção de pensamento, a partir e com a leitura de alguns escritos do escritor Mia Couto. Experimentar como essa literatura nos mo vimenta a mapear possibilidades de produzir experiência com a leitura e a escrita, de criar espaços e tempos de liberdade e de não embrutecimento.

Palavras-chave : Leitura e Escrita; Literatura; Formação; Pesquisa em Educação; Mia Couto.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )