SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Construcción de una tipología de políticas de educación integral a tiempo completoPaulo Freire y la condición de la mujer índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

GARCIA, Paulo Sérgio. Infraestrutura escolar: interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.587-608. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10112.

Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.

Palabras clave : Infraestrutura; Biblioteca; Ensino Fundamental I; Projetos Pedagógicos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )