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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
GARCIA, Paulo Sérgio. Infraestrutura escolar: interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.587-608. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10112.
Com este estudo objetivou-se investigar como ocorre a interface entre a biblioteca e as possibilidades de aprendizagem dos alunos. Um estudo de caso foi utilizado para coletar dados junto às escolas municipais de Ensino Fundamental I da região do Grande ABC, nas quais os alunos apresentaram alto desempenho na competência de leitura e interpretação de textos na Prova Brasil (2011). Os resultados mostraram que as escolas organizavam e utilizavam diferentes ações educativas e projetos pedagógicos, organizados pelos professores e pela gestão escolar. Mais de 30 projetos foram identificados e agrupados. Seus objetivos se associavam ao desenvolvimento da leitura e à ampliação do tempo de aprendizagem, entre outros. Compreender a organização das ações educativas e dos projetos pedagógicos e o sentido destes para as escolas pode contribuir trazendo indicações aos diretores no intuito de auxiliá-los a melhorar o desempenho dos alunos em leitura.
Palabras clave : Infraestrutura; Biblioteca; Ensino Fundamental I; Projetos Pedagógicos.