SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3School infrastructure: interface between the library and students' learning possibilitiesLiteracy teachers' initial training of public schools in Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ANDREOLA, Balduino Antonio. Paulo Freire e a condição da mulher. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.609-627. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10398.

De natureza bibliográfica, neste ensaio teve-se por objetivo (re)visitar o tema da condição da mulher na obra de Freire. O autor denuncia toda forma de discriminação. A da mulher, mais explicitamente em Pedagogia da Esperança, À sombra desta mangueira, Pedagogia da Indignação e Pedagogia dos sonhos possíveis. Sobre Pedagogia do Oprimido declarou que jamais teria escrito o livro se permitisse oprimir suas filhas, sua mulher ou as mulheres com quem trabalhava. Mas aceitou as críticas das feministas americanas de que a linguagem daquele livro era machista. Por outro lado, um amplo movimento feminista na Suíça se inspirou naquela obra para sua luta, sem vê-la na mesma linguagem machista. Segundo o grande linguista Manfred Peters, a mudança da linguagem machista deve inserir-se num processo de transformação social, sem o qual somente alterações da linguagem não resolvem o problema.

Keywords : Mulheres; Machismo; Feminismo; Freire; Discriminação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )