SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Construction of professional identity in physical education: a literature reviewThe speaker dynamics in the classroom and the science learning in child education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SUDBRACK, Edite Maria  and  GAZZOLA, Janaíne Souza. Políticas e processos de formação pedagógica no ensino superior: aportes e inflexões. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.677-696. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.8547.

Neste estudo analisaram-se as políticas e as práticas de formação pedagógica oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior, antevendo os espaços e tempos em que tal formação acontece. Argumenta-se que, diante da pluralidade de saberes que se apresentam na Educação Superior, o saber pedagógico está na mesma importância do saber da ciência específica. A pesquisa ocorreu em uma abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de estudo bibliográfico e análise documental. Este ensaio possibilitou compreender que a superação da cultura de omissão da necessidade de formação pedagógica para a atuação docente no ensino superior passa, necessariamente, por mudanças na concepção dos professores já atuantes em nossas universidades, bem como pela reflexão constante sobre a própria prática.

Keywords : Ensino Superior; Conhecimento Pedagógico; Políticas Institucionais de Formação Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )