SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Construcción de la identidad profesional en la educación física: una revisión de la literaturaLa dinamica interlocutora en el aula y el aprendizaje de las ciencias en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SUDBRACK, Edite Maria  y  GAZZOLA, Janaíne Souza. Políticas e processos de formação pedagógica no ensino superior: aportes e inflexões. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.677-696. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.8547.

Neste estudo analisaram-se as políticas e as práticas de formação pedagógica oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior, antevendo os espaços e tempos em que tal formação acontece. Argumenta-se que, diante da pluralidade de saberes que se apresentam na Educação Superior, o saber pedagógico está na mesma importância do saber da ciência específica. A pesquisa ocorreu em uma abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de estudo bibliográfico e análise documental. Este ensaio possibilitou compreender que a superação da cultura de omissão da necessidade de formação pedagógica para a atuação docente no ensino superior passa, necessariamente, por mudanças na concepção dos professores já atuantes em nossas universidades, bem como pela reflexão constante sobre a própria prática.

Palabras clave : Ensino Superior; Conhecimento Pedagógico; Políticas Institucionais de Formação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )