SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3A construção de identidade(s) profissional(is) em educação física: uma revisão de literaturaA dinâmica interlocutiva na sala de aula e o aprendizado de ciências na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

SUDBRACK, Edite Maria  e  GAZZOLA, Janaíne Souza. Políticas e processos de formação pedagógica no ensino superior: aportes e inflexões. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.677-696. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.8547.

Neste estudo analisaram-se as políticas e as práticas de formação pedagógica oferecidas por uma Instituição de Ensino Superior, antevendo os espaços e tempos em que tal formação acontece. Argumenta-se que, diante da pluralidade de saberes que se apresentam na Educação Superior, o saber pedagógico está na mesma importância do saber da ciência específica. A pesquisa ocorreu em uma abordagem qualitativa e descritiva, valendo-se de estudo bibliográfico e análise documental. Este ensaio possibilitou compreender que a superação da cultura de omissão da necessidade de formação pedagógica para a atuação docente no ensino superior passa, necessariamente, por mudanças na concepção dos professores já atuantes em nossas universidades, bem como pela reflexão constante sobre a própria prática.

Palavras-chave : Ensino Superior; Conhecimento Pedagógico; Políticas Institucionais de Formação Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )