SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue3Policies and educational training process in higher education: contributions and inflectionsDigital "immigrants" versus "native": discourse of digital technologies in curriculum policies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

ALVARES, Camila  and  TOSCANO, Carlos. A dinâmica interlocutiva na sala de aula e o aprendizado de ciências na educação infantil. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.697-723. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10267.

Com este trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, analisou-se o de senvolvimento de uma atividade de ciências e os efeitos produzidos com os alunos de cinco e seis anos de idade de uma escola pública do interior do Paraná. Tomou-se como base teórica a perspectiva histórico-cultural, e como procedimento investigativo a abordagem microgenética. Realizaram-se observações e gravação em vídeo das au las, que, posteriormente, foram transcritas. Os resultados apontaram uma defesa pelo ato de ensinar no contexto estudado e, por meio deste, de transmitir os conhecimentos sistematizados; entretanto, a mediação pedagógica nem sempre favoreceu a compre ensão pretendida pela professora.

Keywords : Educação Infantil; Ensino e Aprendizagem de Ciências; Mediação Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )