SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Políticas y proceso de formación pedagógica en la educación superior: contribuciones e inflexiones"Inmigrantes" versus "nativos" digitales: el discurso de tecnologías digitales en políticas curriculares índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ALVARES, Camila  y  TOSCANO, Carlos. A dinâmica interlocutiva na sala de aula e o aprendizado de ciências na educação infantil. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.697-723. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10267.

Com este trabalho, parte de uma pesquisa mais ampla, analisou-se o de senvolvimento de uma atividade de ciências e os efeitos produzidos com os alunos de cinco e seis anos de idade de uma escola pública do interior do Paraná. Tomou-se como base teórica a perspectiva histórico-cultural, e como procedimento investigativo a abordagem microgenética. Realizaram-se observações e gravação em vídeo das au las, que, posteriormente, foram transcritas. Os resultados apontaram uma defesa pelo ato de ensinar no contexto estudado e, por meio deste, de transmitir os conhecimentos sistematizados; entretanto, a mediação pedagógica nem sempre favoreceu a compre ensão pretendida pela professora.

Palabras clave : Educação Infantil; Ensino e Aprendizagem de Ciências; Mediação Pedagógica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )