SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3La dinamica interlocutora en el aula y el aprendizaje de las ciencias en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

LOUREIRO, Carla Cristiane; GRIMM, Viviane  y  MENDES, Geovana Mendonça Lunardi. "Imigrantes" versus "nativos" digitais: o discurso de tecnologias digitais em políticas curriculares. Roteiro. UNOESC [online]. 2016, vol.41, n.3, pp.725-742. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v41i3.10599.

Os discursos de "nativo digital" e "imigrante digital" em políticas curricu lares são objeto central de análise neste artigo. Buscou-se refletir sobre as relações entre docência, criança, infância, tecnologia e currículo, utilizando-se como material empírico alguns documentos curriculares elaborados pelo Governo Federal brasileiro a partir dos anos 2000. A partir da pesquisa, observou-se que o lugar social da criança na relação com as tecnologias digitais é marcado pela existência de uma "expertise" garantida por uma "experiência geracional inata" (criança-nativos) em contraposição às demais gerações (docentes-imigrantes), apontando uma visão naturalizada e deter minista sobre a tecnologia em detrimento a usos mais significativos e possibilidades de empoderamento de professores e crianças.

Palabras clave : Crianças; Professores; Tecnologias Digitais; Currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )