SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Enseñar en la universidad pública Argentina: los desafíos del oficio docente en una época de transformaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

LOPEZ, Aristeo Santos. Flashes da emancipaҫão na atuaҫão docente e na pesquisa universitária dos membros do sistema nacional de pesquisadores. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.11-35. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11547.

O objetivo deste texto é uma reflexão sobre o docente como um profissional que transita na pesquisa, na docência, difusão e geraҫão da cultura e do conheci mento. Para isso, escutaram-se as vozes dos professores que pertencem ao Sistema Nacional de Pesquisadores de México, da Universidade Autônoma do Estado do Mé xico. Algumas conclusões: predomínio da pesquisa com enfoque positivista; falta de preparaҫão e formaҫão para a pesquisa; estudos realizados de maneira individual dentro da solidão de cada um dos pesquisadores; pouco apoio de recursos materias, assim como de tempo; falta de incentivo econômico; produҫão mecânica; sentimentos de pressões e pouco reconhecimento; faltam oportunidades para seguirem com as suas formaҫões em instituiҫões que estejam dentro de um padrão de alta qualidade educativa.

Palabras clave : Docência; Pesquisa; Professores; Emancipaҫão; Universidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )