SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Ensinar na universidade pública Argentina: os desafios do docente em uma época de transformações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

LOPEZ, Aristeo Santos. Flashes da emancipaҫão na atuaҫão docente e na pesquisa universitária dos membros do sistema nacional de pesquisadores. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.11-35. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11547.

O objetivo deste texto é uma reflexão sobre o docente como um profissional que transita na pesquisa, na docência, difusão e geraҫão da cultura e do conheci mento. Para isso, escutaram-se as vozes dos professores que pertencem ao Sistema Nacional de Pesquisadores de México, da Universidade Autônoma do Estado do Mé xico. Algumas conclusões: predomínio da pesquisa com enfoque positivista; falta de preparaҫão e formaҫão para a pesquisa; estudos realizados de maneira individual dentro da solidão de cada um dos pesquisadores; pouco apoio de recursos materias, assim como de tempo; falta de incentivo econômico; produҫão mecânica; sentimentos de pressões e pouco reconhecimento; faltam oportunidades para seguirem com as suas formaҫões em instituiҫões que estejam dentro de um padrão de alta qualidade educativa.

Palavras-chave : Docência; Pesquisa; Professores; Emancipaҫão; Universidade.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )