SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Flashes of emancipation in the teaching activity and university research of sni members(Con/di)vergences of the areas of knowledge in the university pedagogy of licentiate degrees author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

PIERELLA, María Paula. Ensinar na universidade pública Argentina: os desafios do docente em uma época de transformações. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.37-63. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11548.

Este artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa foca do em explorar os sentidos sobre o conhecimento e sua transmissão no relato de professores(as) universitários(as) reconhecidos(as) por estudantes como líderes em sua formação de graduação na Universidade Nacional de Rosário, Argentina. A par tir de uma perspectiva biográfica-narrativa, se abordam as principais mudanças e desafios da docência universitária nas últimas décadas, com a intenção de responder a um conjunto de questionamentos transversais ao ofício de ensinar: quais são os saberes específicos de um docente universitário? Onde se adquirem tais saberes? Que operações se colocam em jogo na transmissão de saberes e experiências? Se recuperam trajetórias acadêmicas dos docente que possam ampliar o olhar sobre a construção social do processo de ensino.

Keywords : Professores(as) Universitários(as); Transmissão do Conhecimento; Ofício Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )