Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
PIERELLA, María Paula. Ensinar na universidade pública Argentina: os desafios do docente em uma época de transformações. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.37-63. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11548.
Este artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa foca do em explorar os sentidos sobre o conhecimento e sua transmissão no relato de professores(as) universitários(as) reconhecidos(as) por estudantes como líderes em sua formação de graduação na Universidade Nacional de Rosário, Argentina. A par tir de uma perspectiva biográfica-narrativa, se abordam as principais mudanças e desafios da docência universitária nas últimas décadas, com a intenção de responder a um conjunto de questionamentos transversais ao ofício de ensinar: quais são os saberes específicos de um docente universitário? Onde se adquirem tais saberes? Que operações se colocam em jogo na transmissão de saberes e experiências? Se recuperam trajetórias acadêmicas dos docente que possam ampliar o olhar sobre a construção social do processo de ensino.
Palabras clave : Professores(as) Universitários(as); Transmissão do Conhecimento; Ofício Docente.