SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Flashes de emancipación en la actuación docente e investigacion universitaria de los miembros del sistema nacional de investigadores (sni)(Con/di)vergencias de las áreas de conocimiento en la pedagogía universitaria de cursos de formación inicial de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PIERELLA, María Paula. Ensinar na universidade pública Argentina: os desafios do docente em uma época de transformações. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.37-63. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11548.

Este artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa foca do em explorar os sentidos sobre o conhecimento e sua transmissão no relato de professores(as) universitários(as) reconhecidos(as) por estudantes como líderes em sua formação de graduação na Universidade Nacional de Rosário, Argentina. A par tir de uma perspectiva biográfica-narrativa, se abordam as principais mudanças e desafios da docência universitária nas últimas décadas, com a intenção de responder a um conjunto de questionamentos transversais ao ofício de ensinar: quais são os saberes específicos de um docente universitário? Onde se adquirem tais saberes? Que operações se colocam em jogo na transmissão de saberes e experiências? Se recuperam trajetórias acadêmicas dos docente que possam ampliar o olhar sobre a construção social do processo de ensino.

Palabras clave : Professores(as) Universitários(as); Transmissão do Conhecimento; Ofício Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )