SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Flashes da emancipaҫão na atuaҫão docente e na pesquisa universitária dos membros do sistema nacional de pesquisadores(Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

PIERELLA, María Paula. Ensinar na universidade pública Argentina: os desafios do docente em uma época de transformações. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.37-63. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11548.

Este artigo apresenta alguns resultados de um projeto de pesquisa foca do em explorar os sentidos sobre o conhecimento e sua transmissão no relato de professores(as) universitários(as) reconhecidos(as) por estudantes como líderes em sua formação de graduação na Universidade Nacional de Rosário, Argentina. A par tir de uma perspectiva biográfica-narrativa, se abordam as principais mudanças e desafios da docência universitária nas últimas décadas, com a intenção de responder a um conjunto de questionamentos transversais ao ofício de ensinar: quais são os saberes específicos de um docente universitário? Onde se adquirem tais saberes? Que operações se colocam em jogo na transmissão de saberes e experiências? Se recuperam trajetórias acadêmicas dos docente que possam ampliar o olhar sobre a construção social do processo de ensino.

Palavras-chave : Professores(as) Universitários(as); Transmissão do Conhecimento; Ofício Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )