SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Enseñar en la universidad pública Argentina: los desafíos del oficio docente en una época de transformacionesEvaluación externa de las instituciones de educación superior: un estudio comparado entre Brasil y Cabo Verde índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SCREMIN, Greice; STAHL, Luana Rosalie  y  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. (Con/di)vergências das áreas de conhecimento na pedagogia universitária das licenciaturas. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.65-84. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11456.

Com este trabalho objetivou-se investigar as influências das áreas específi cas de conhecimento dos professores de uma Instituição de Ensino Superior (IES) pú blica nos movimentos da docência universitária e discutir potenciais indicadores que caracterizam uma Pedagogia Universitária das licenciaturas nas áreas de Ciências Hu manas (CH) e Linguística, Letras e Artes (LLA). O trabalho foi realizado a partir das narrativas de 13 docentes. A pesquisa é qualitativa, de cunho narrativo (CONNELLY; CLANDININ, 1995; MCEVAN, 1998), e os achados foram submetidos à Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2007). Concluiu-se que as licenciaturas possuem aspectos convergentes e divergentes que evidenciam que pedagogias espe cíficas podem ser configuradas com estratégias formativas próprias para a docência.

Palabras clave : Pedagogia Universitária; Áreas de Conhecimento; Licenciaturas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )