SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1External evaluation of higher education institutions: a comparative study between Brazil and Cabo VerdeTeacher of health sciences undergraduation: the role of didacticism in the frontier of profession and professor’s activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

BOLZAN, Doris Pires Vargas  and  POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.107-132. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550.

Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâ mica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concep ções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contex tualizar a profissão.

Keywords : Processos Formativos; Formação Inicial; Professores/Formadores; Educação Superior; Aprendizagem Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )