SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Evaluación externa de las instituciones de educación superior: un estudio comparado entre Brasil y Cabo VerdeDocentes de cursos de la área de la saúde: el papel de la didática en la frontera de la profesión/ professor índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

BOLZAN, Doris Pires Vargas  y  POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Processos formativos nas licenciaturas: desafios da e na docência. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.107-132. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11550.

Neste artigo discutimos a respeito da formação de professores na educação superior a partir da compreensão dos processos formativos que propiciam sua dinâ mica. O estudo desenvolveu-se a partir da abordagem qualitativo-narrativa, de cunho sociocultural; foi realizado com professores e estudantes das licenciaturas de uma universidade pública e de uma instituição de ensino superior comunitária do interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi compreender as concepções sobre aprendizagem docente de professores em formação inicial e de formadores, e como essas concep ções implicam os processos formativos da docência. Consideramos que os trajetos formativos assumidos representam o modo com o qual o perfil profissional vai se desenhando e como as vivências formativas emergem diante do desafio de (re)contex tualizar a profissão.

Palabras clave : Processos Formativos; Formação Inicial; Professores/Formadores; Educação Superior; Aprendizagem Docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )