SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Teacher of health sciences undergraduation: the role of didacticism in the frontier of profession and professor’s activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  TONIETO, Carina. Docência universitária e formação do espírito científico: uma abordagem a partir da epistemologia de Gaston Bachelard. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.155-172. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.11554.

Neste artigo realizamos uma análise teórica, por meio de uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida no Grupo de Pesquisa Docência Universitária, políticas educacionais e expansão da educação superior: perspectivas e desafios, na Universi dade de Passo Fundo, RS. Primeiramente, reconstruímos de modo breve a proposta epistemológica bachelardiana na tentativa de superação do dualismo entre realismo e racionalismo, na direção de um racionalismo aplicado; posteriormente, reconstru ímos a argumentação de Bachelard em torno da noção de obstáculo epistemológico e formação do espírito científico; e, para finalizar, apresentamos as implicações da epistemologia bachelardiana para repensar alguns desafios da docência universitária.

Keywords : Docência Universitária; Epistemologia; Obstáculos Epistemológi cos; Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )