SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Complejidad y transdisciplinariedad: invitaciones para la colaboración y la responsabilidad educativa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

CONTE, Isaura Isabel  y  RIBEIRO, Marlene. Saberes-fazeres que atravessam a educação do campo. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.1, pp.201-222. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i1.10695.

Neste texto abordam-se os saberes-fazeres, ou conhecimentos, de uma es cola de educação do campo e alguns dilemas do contexto atual no desenvolvimento do processo pedagógico. As reflexões são oriundas de pesquisa participante, compre endendo estudos teóricos e intervenções empíricas. Utilizamo-nos de entrevistas gra vadas e conversas direcionadas a docentes, funcionários técnicos e discentes, além de análise documental do PPP da escola. Enfatizamos que a formação dos profissionais atuantes na instituição merece ser pensada no contexto das escolas do campo, inclusi ve no que diz respeito ao acesso e à qualidade dessa formação. Há esforço pessoal por parte dos profissionais em relação às práticas, entretanto há questões que fogem ao seu alcance, inclusive no que se refere à saída dos jovens do campo por falta de políticas sociais como acesso à terra.

Palabras clave : Educação do Campo; Escola; Saberes-Fazeres.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )