SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Gestión de la escuela en el contexto del gerencialismo: el papel del director de la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SANTOS FILHO, José Camilo dos. Condicionantes do desempenho de alunos na prova brasil na ótica de professores de escolas públicas. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.233-258. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12956.

O objetivo com esta pesquisa foi verificar a ótica de professores de escolas estaduais paulistas sobre os condicionantes desfavoráveis à sua atuação e os condi cionantes do desempenho dos alunos na Prova Brasil. Sete escolas participaram da pesquisa, das quais três com desempenho alto e quatro com desempenho baixo na referida Prova. Para a coleta dos dados foram aplicados dois questionários aos profes sores. Os dados quantitativos foram analisados mediante o EncuestaFácil, e os dados qualitativos, mediante a técnica de análise de conteúdo. Na pesquisa constatou-se re lação significativa positiva entre a estabilidade docente na mesma escola e o desempe nho alto dos alunos, e identificaram-se condicionantes desfavoráveis à atuação eficaz do professor e favoráveis e desfavoráveis ao bom desempenho dos alunos.

Palabras clave : Atuação Docente e Desempenho Escolar; Atuação Docente e Prova Brasil; Condicionantes do Desempenho Escolar; Prova Brasil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )