SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Condicionantes del desempeño de alumnos en prova brasil según la perspectiva de profesores de escuelas públicasParcerias del público y privada en el contexto educacional: expansión en discusión índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PARENTE, Juliano Mota. Gestão escolar no contexto gerencialista: o papel do diretor escolar. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.259-280. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12535.

Neste artigo teve-se como objetivo analisar a influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras, verificando-se em que medida essa nova tendência modificou a organização da escola e o trabalho do diretor. A gestão das escolas públicas no Brasil vem se modificando nas últimas décadas em decorrência da implantação de modelos gerenciais na administração pública. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre a gestão escolar no Brasil. A pesquisa empírica foi realizada por meio de entrevistas com diretores de escolas públicas de um município no interior de São Paulo, com o objetivo de captar informações referentes à organização da escola e ao trabalho do diretor. Os dados da pesquisa demonstraram uma grande influência do gerencialismo na gestão das escolas públicas brasileiras.

Palabras clave : Educação; Gestão Escolar; Gerencialismo; Diretor Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )