SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Gestión de la escuela en el contexto del gerencialismo: el papel del director de la escuelaLa historia de la educación secundaria en Brasil: el camino hacia las fuentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

ANJOS, Cristiane Rêgo dos  y  CRUZ, Rosana Evangelista da. Parcerias público-privadas no contexto educacional: a expansão em discussão. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.281-310. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.13265.

No estudo objetivou-se discutir sobre a expansão das parcerias públicoprivadas na educação, enfocando as estabelecidas entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina, PI, e as Organizações da Sociedade Civil. A discussão parte da reconfiguração da gestão da educação pública no Brasil decorrente da reforma do Estado, em diálogo com autores como Ball e Youdell (2008), Adrião et al. (2009), entre outros. O percurso metodológico da pesquisa compreendeu uma abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados mostraram que as parcerias público-privadas na educação estão em processo de expansão e fortalecimento, bem como sinalizam uma tendência de privatização exógena da educação, com a inserção das políticas de ensino privadas na educação pública municipal.

Palabras clave : Política Educacional; Público e Privado; Privatização da Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )