SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Parcerias del público y privada en el contexto educacional: expansión en discusiónLenguajes del arte y niños: una lectura de la producción de ANPED (2007-2011) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

PESSANHA, Eurize Caldas; ASSIS, Wanderlice da Silva  y  SILVA, Stella Sanches de Oliveira. História do ensino secundário no Brasil: o caminho para as fontes. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.311-330. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12251.

Neste artigo mapeiam-se fontes da história do ensino secundário no Brasil; ele é resultado da primeira etapa de um projeto de pesquisa sobre esse nível de ensino. Trata-se de uma pesquisa bibliográfico-documental sobre teses e dissertações dos programas de pós-graduação e a legislação pertinente. As fontes foram categorizadas como documentais, arqueológicas, impressas, iconográficas, orais, biográficas e audiovisuais. Constatou-se que as primeiras instituições secundárias resultaram de mobilização de grupos influentes de cada cidade e da participação do poder municipal na sua manutenção. Caminhos foram indicados, mas é necessário ampliar o mapeamento, problematizar as fontes primárias e secundárias e levantar mais hipóteses sobre como se realizou a implantação e a expansão do ensino secundário no Brasil.

Palabras clave : História da Educação; Ensino Secundário; Fontes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )