SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Teaching of the standard language as recognition of the legitimacy of work and pedagogical action author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

SOPELSA, Ortenila; SANTOS, Simaiqui Teresinha dos  and  MELLO, Regina Oneda. Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.375-392. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12794.

Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva, com o objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação continuada de professores. A amostra se constituiu de cinco diretoras de escolas de Educação Básica conveniadas ao Progra ma; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); cinco supervisores professores regentes e cinco acadêmicos bolsistas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que a articulação entre Ensino Superior, PIBID e a prática na sala de aula oportuniza compreender e aprender a profissão, nas relações entre teoria e prática, no planejamento e na execução das ações pedagógicas.

Keywords : Ensino Superior; Formação Continuada; Educação Básica; PIBID.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )