SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Enseñanza de las reglas de la lengua culta como reconocimiento de la legitimidad del trabajo y de la acción pedagógica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

SOPELSA, Ortenila; SANTOS, Simaiqui Teresinha dos  y  MELLO, Regina Oneda. Tessitura da educação superior e formação continuada de professores: contribuições do PIBID. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.2, pp.375-392. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i2.12794.

Este artigo é parte de uma pesquisa qualitativa, de abordagem descritiva, com o objetivo de investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação continuada de professores. A amostra se constituiu de cinco diretoras de escolas de Educação Básica conveniadas ao Progra ma; cinco coordenadores de área dos subprojetos de Pedagogia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); cinco supervisores professores regentes e cinco acadêmicos bolsistas. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas. O estudo identificou que a articulação entre Ensino Superior, PIBID e a prática na sala de aula oportuniza compreender e aprender a profissão, nas relações entre teoria e prática, no planejamento e na execução das ações pedagógicas.

Palabras clave : Ensino Superior; Formação Continuada; Educação Básica; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )