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Roteiro
versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059
Resumen
CANHICI, Maria Helena; LEITE, Carlinda y FERNANDES, Preciosa. O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, Angola. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.427-448. ISSN 2177-6059. https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14119.
No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Edu cação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso.
Palabras clave : Formação Inicial de Professores; Trabalho Final de Curso; Angola; ISCED.