SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des) construção de conceitos sobre famílias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CANHICI, Maria Helena; LEITE, Carlinda  e  FERNANDES, Preciosa. O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, Angola. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.427-448. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14119.

No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Edu cação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso.

Palavras-chave : Formação Inicial de Professores; Trabalho Final de Curso; Angola; ISCED.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )