SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, AngolaA internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de. A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des) construção de conceitos sobre famílias. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.449-476. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14259.

Neste texto o objetivo é problematizar o conceito de família ideal e família de sestruturada de professores da educação básica da rede pública de ensino. Para atender ao objetivo proposto, traz-se o recorte de uma pesquisa de doutoramento, na qual elaborou -se, desenvolveu-se e aplicou-se uma proposta de formação para 15 docentes da educação básica. A metodologia consistiu na transmissão de obras fílmicas, em um total de oito encontros, cuja temática central era famílias não convencionais. Durante a intervenção aplicamos de forma individual um conjunto de instrumentos para coleta de dados, no en tanto, neste artigo enfatizam-se os resultados obtidos mediante aplicação do inventário com ênfase no trabalho de Associação Livre de Palavras (ALP), o qual foi proposto no primeiro e no último encontro. Os dados obtidos foram categorizados com o auxílio do software EVOC e discutidos com base na Teoria das Representações Sociais (TRS), com apoio da Teoria do Núcleo Central (TNC). Concluiu-se que o cinema associado a outras estratégias que problematizem o conceito de família possibilita mobilizar e ressignificar sentidos associados aos conceitos de família ideal e família desestruturada.

Palavras-chave : Formação Docente; Cinema; Representações Sociais; Famílias Organizadas em Modelos não Convencionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )