SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A pedagogia do estético na formação docente: uma proposta de (re)(des) construção de conceitos sobre famíliasAprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib; SELBACH, Paula Trindade  e  VIGHI, Catia Simone Becker. A internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidades. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.477-496. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13665.

O interesse em compreender como as universidades vêm se movimentando na implantação do processo da internacionalização provocou a pesquisa em que se buscou compreender as concepções e ações presentes nos movimentos de duas uni versidades do Extremo-Sul do País. Procuramos evidenciar as aproximações e os dis tanciamentos entre elas a partir dos discursos sobre a implementação desse processo. Por meio da análise dos dados oriundos de seis entrevistas com gestores, percebemos que a concepção de internacionalização passa pela perspectiva dos acordos nacionais e internacionais, incluindo a participação de alunos em programas de mobilidade estu dantil com expressivo interesse dos gestores em relação ao significado desse processo mais amplo de internacionalização no contexto do ensino superior. Houve destaque ao estabelecimento de cooperação no contexto “sulino” e ao desenvolvimento regional como resultado da internacionalização. Concluímos que a compreensão dessa complexa temática é frágil no contexto das universidades pesquisadas e que há forte in dício da necessidade de potencializar mais ações no sentido da internacionalização.

Palavras-chave : Internacionalização; Ensino Superior; Gestão Universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )