SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3The higher education internationalization: a challenge for universitiesEducation management: from federal policies to municipal management author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

CHIKUNDA, Charles; CHIKUNDA, Plaxcedes  and  CASTRO, Rafael Fonseca de. Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.497-522. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14215.

Neste artigo tem-se como objetivo compartilhar informações sobre o processo de aprendizagem de fronteiras, em uma iniciativa de transformação curricular no Zimbábue. Baseia-se nas lentes dialéticas da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). As ações epistêmicas de aprendizagem de fronteiras foram projetadas/interpretadas usando pressu postos da CHAT de dupla estimulação, sistema de atividade e aprendizado expansivo. Os principais achados são dois tipos de aprendizagem de fronteiras: individual e institucional. A individual está concentrada em questionar e enfrentar as tensões em práticas atuais em termos de currículo individual. A institucional refere-se a relações colaborativas entre os níveis hierárquicos do sistema de ensino de professores no Zimbábue. Aponta-se para a necessidade de maior rigor teórico e conceitual em estudos de transformação curricular, ar gumentando a atenção cuidadosa em evidências empíricas de transformação/transgressão de práticas atuais em qualquer processo de aprendizado expansivo. Também é necessário pensar em lacunas nas políticas públicas, especialmente no desenvolvimento curricular.

Keywords : CHAT; Aprendizado de Fronteiras; Sensível ao Gênero; Transformação Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )