SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A internacionalização do ensino superior: um desafio para as universidadesGestão da educação: das políticas federais à gestão municipal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

CHIKUNDA, Charles; CHIKUNDA, Plaxcedes  e  CASTRO, Rafael Fonseca de. Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividade. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.497-522. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14215.

Neste artigo tem-se como objetivo compartilhar informações sobre o processo de aprendizagem de fronteiras, em uma iniciativa de transformação curricular no Zimbábue. Baseia-se nas lentes dialéticas da Teoria Histórico-Cultural da Atividade (CHAT). As ações epistêmicas de aprendizagem de fronteiras foram projetadas/interpretadas usando pressu postos da CHAT de dupla estimulação, sistema de atividade e aprendizado expansivo. Os principais achados são dois tipos de aprendizagem de fronteiras: individual e institucional. A individual está concentrada em questionar e enfrentar as tensões em práticas atuais em termos de currículo individual. A institucional refere-se a relações colaborativas entre os níveis hierárquicos do sistema de ensino de professores no Zimbábue. Aponta-se para a necessidade de maior rigor teórico e conceitual em estudos de transformação curricular, ar gumentando a atenção cuidadosa em evidências empíricas de transformação/transgressão de práticas atuais em qualquer processo de aprendizado expansivo. Também é necessário pensar em lacunas nas políticas públicas, especialmente no desenvolvimento curricular.

Palavras-chave : CHAT; Aprendizado de Fronteiras; Sensível ao Gênero; Transformação Curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )