SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue3Boundary learning in a gender responsive curriculum transformation in Zimbabwe: an activity theory approachDemocratic management and particpation in municipal education councils in Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Roteiro

Print version ISSN 0104-4311On-line version ISSN 2177-6059

Abstract

RUIZ, Maria José Ferreira  and  BUGANCA, Natália da Silva. Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.523-542. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13425.

No texto tem-se o objetivo de identificar as principais políticas para a gestão da educação implementadas pelo Governo federal entre os anos 2003 e 2011 e ana lisar como essas políticas impactaram a gestão das escolas municipais. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas. Conclui-se que essas políticas interferem na gestão municipal, por possibilitarem a aquisição de obras e equipamentos, mas intervêm de forma tênue nas escolas, visto que as diretoras demonstraram pouco conhecimento sobre elas e uma preocupação maior com questões administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar.

Keywords : Política Educacional; Gestão Escolar; Plano de Desenvolvimento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )