SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Aprendizaje fronterizo en una transformación de currículo sensible al género en Zimbabue: un enfoque desde la teoría de la actividadGestión democrática y participación en la composición de consejos municipales de educación en Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Roteiro

versión impresa ISSN 0104-4311versión On-line ISSN 2177-6059

Resumen

RUIZ, Maria José Ferreira  y  BUGANCA, Natália da Silva. Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.523-542. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13425.

No texto tem-se o objetivo de identificar as principais políticas para a gestão da educação implementadas pelo Governo federal entre os anos 2003 e 2011 e ana lisar como essas políticas impactaram a gestão das escolas municipais. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas. Conclui-se que essas políticas interferem na gestão municipal, por possibilitarem a aquisição de obras e equipamentos, mas intervêm de forma tênue nas escolas, visto que as diretoras demonstraram pouco conhecimento sobre elas e uma preocupação maior com questões administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar.

Palabras clave : Política Educacional; Gestão Escolar; Plano de Desenvolvimento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )