SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Aprendizado de fronteiras em uma transformação curricular sensível ao gênero no Zimbábue: uma abordagem baseada na teoria da atividadeGestão democrática e participação na composição de conselhos municipais de educação no Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Roteiro

versão impressa ISSN 0104-4311versão On-line ISSN 2177-6059

Resumo

RUIZ, Maria José Ferreira  e  BUGANCA, Natália da Silva. Gestão da educação: das políticas federais à gestão municipal. Roteiro. UNOESC [online]. 2017, vol.42, n.3, pp.523-542. ISSN 2177-6059.  https://doi.org/10.18593/r.v42i3.13425.

No texto tem-se o objetivo de identificar as principais políticas para a gestão da educação implementadas pelo Governo federal entre os anos 2003 e 2011 e ana lisar como essas políticas impactaram a gestão das escolas municipais. Utilizam-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise documental e as entrevistas. Conclui-se que essas políticas interferem na gestão municipal, por possibilitarem a aquisição de obras e equipamentos, mas intervêm de forma tênue nas escolas, visto que as diretoras demonstraram pouco conhecimento sobre elas e uma preocupação maior com questões administrativas e pedagógicas do cotidiano escolar.

Palavras-chave : Política Educacional; Gestão Escolar; Plano de Desenvolvimento da Educação; Plano de Ações Articuladas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )